Bolo de Morangos ::: Strawberry Cake

3.4.14
Conforme prometido aqui está o bolo de morangos que fiz este fim de semana. O bolo ficou muito bom, muito fresco e o recheio ficou divinal. A base do bolo é muito simples e optei por uma receita de torta pois gosto sempre da massa fofa e fina das tortas. O bolo é muito leve pois é ligeiramente doce. Se gostarem de bolos bem doces coloquem mais açúcar nas natas e nos próprios morangos. Deixo a receita da massa que dividi em 3. O recheio no entanto foi um pouco a olhómetro :).

BoloMorango BoloMorangos4 BoloMorango7 BoloMorango8 BoloMorango6 BoloMorangos5 BoloMorangos3 BoloMorangos4

Ingredientes
Massa
200 g açúcar
8 ovos
4 colheres de sopa de água morna
200g de farinha

Recheio e cobertura
Morangos
2 pacotes de nata (200ml cada)
Açúcar a gosto

Para fazer a massa juntar as gemas, açúcar e a água e bater bem. Bater claras em castelo e juntar gentilmente ao preparado anterior com uma espátula. Adicionar aos poucos a farinha peneirada. Dividir a massa em 3 vezes para formar bolos baixinhos. Vão a forno 180ºC cerca de 12 - 15 minutos. Deixar arrefecer bem os 3 bolinhos.
Bater as natas e separar em 2 taças: uma para o recheio e outra para colocar na cobertura. Nas natas do recheio adicionar morangos cortados aos cubos e ligeiramente esmagados com o garfo. Fica um recheio bem cor de rosa e tão bonito. Montar os bolinhos e rechear. Por fim colocar as restantes natas por cima para cobrir o bolo e decorar a gosto. Eu utilizei morangos inteiros e raspas de chocolate branco.
:::
Here it is the recipe for the Strawberry Cake I made this weekend. The cake it self is a very simple recipe, usually used in swirl's but I like so much because it is light and fluffy. The filling and icing I used cream. This cake is very fresh and light, the taste is mildly sweet. If you prefer really sweet cakes add more sugar in the cream and in the strawberries.

Ingredients
Dough
200g sugar
8 eggs
4 tbsp warm water
200 g flour

Filling and Toping
strawberries
400 ml cream
sugar 

Mix the sugar, egg yolks and water very well. Add the previously whisked egg whites and mix gently with wood spatula. Finally add the sifted flour. Divide in 3 portions to make 3 small cakes. Oven about 180ºC for 12-15 minutes. Let them cool down and prepare the cream. Whisk the cream with sugar, as you like, and divide in 2 (one for the filling and the other for the toping). For the filling I added strawberries choped and slightly crushed with fork to give a very beautiful pin colour.
For the tipong just pour the cream and decorate has you like. I used strawberries and white chocolate.

19 comentários:

  1. fantástico! quem me dera ter paciência para fazer um bolo destes!

    ResponderEliminar
  2. Tão bonito :)
    _____________________________
    "Há vida além da massa de atum!" Curiosos? Espreitem! http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/2014/04/ha-vida-alem-da-massa-de-atum-1.html

    ResponderEliminar
  3. Que lindeza gente! E a massa ficou com uma cara divina, parecer beeeem macia mesmo. Lindo e, tenho certeza, delicioso!

    ResponderEliminar
  4. isto sim, é um bolo!
    devia estar delicioso, parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Bem fresquinho e primaveril, a chamar o calor que tem tardado a chegar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Menina, menina!!!
    Você é causadora de me ter crescido literalmente agua na boca!
    Que aspecto, que cremoso ....
    Preciso de uma fatia dessas.
    Envie à cobrança para Alguidares, ok?
    ;))))
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Rita, o bolo está lindo, fofo e super leve. Pergunta ( se calhar sem noção) de quem não perceb nada de cozinha: tens 3 formas iguais e levas as 3 juntas ao forno, ou fazes uma parte do bolo de cada vez. Não é que tenha importância (acho) para o produto final, mas já agora, curiosidade. Bj e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val! Faz todas as perguntas e mais algumas! Eu tenho apenas uma forma e fiz em 3 vezes, como é pouca quantidade de massa de cada vez é muito rápido de cozer no forno e voltar a colocar a massa. O bolo não parece mas faz-se muito rápido incluindo a montagem :). Recomendo! beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  8. com doces destes quem é que quer fazer dieta???? :) obrigada por passar no Yard of girls :)

    ResponderEliminar
  9. Gosto tanto!
    Faz lembrar o bolo que a minha mãe me fazia para os anos, era um pão de ló com chantilly e morangos. Delicioso. Ficou lindo. beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Estou de dieta e andando pelos blog encontro o seu e fico perdidamente apaixonada por esse bolo de morango,adoro morango e minha fruta preferida,receita já cá esta anotada.. Adorei seu blog estou a seguir :) Segui também ? Beijinhos !

    sermaeminhamaiorpaixao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Rita, que delicia de bolo de morangos!!! Ficou mesmo lindo :)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Obrigada a todos pelos vossos comentários! Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita,
    Só para te dizer que fiz este teu bolo hoje, aproveitando que tinha um almoço de família em casa. É simples de fazer e relativamente rápido, mas acho que "errei " em dois pontos:
    1) devia ter deixado as natas mais liquidas para impregnar nas 3 camadas
    2) deveria ter colocado mais morangos no recheio
    Inovei no seguinte: em vez de morangos, enfeitei com flores comestíveis. Ficou bonito o bolo e fez sucesso: comeram-no todo e elogiaram.
    Acho que eu, uma nabiça na cozinha, vou te eleger minha guru da culinária, pois várias novidades têm surgido cá por casa graças a ti! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val fico tão feliz pelas tuas palavras, muito obrigada. Eu cozinho muito com amor e acho que isso é o principal. Parabéns pelo teu bolo, com flores ficou lindo concerteza! Beijinhos

      Eliminar

AddThis