A primeira manta de casal ::: My first large quilt

26.5.14
Andei nas últimas semanas a fazer uma manta que me deu muito gozo fazer. Foram muitas horas, muito tempo também de meditação (pois a costura tem destas coisas) e também de muito amor pois a manta era para oferecer a um casal muito especial para mim. Foi também uma espécie de aventura pois até então apenas tinha feito pequenos projectos e assim tanto o tempo como a dimensão da peça foram uma novidade. Neste post mostro a fase inicial desde o corte, à idealização da manta e montagem. Para não ficar um post muito grande em breve coloco outro com a manta terminada. Fiquem atentos!

LAVAGEM DE TECIDOS
Manta2 Manta1

MONTAGEMManta3
Manta4

ORGANIZAR FILASManta6 Manta5

JUNTAR PARTE DE BAIXO, ENCHIMENTO E TOPO
MantamontagemESTICAR E ALFINETAR
Manta9

CANTINHO
Separar 197

ACOLCHOAR
Manta7

9 comentários:

  1. BEMMMMMMMM....que inveja! ehehehehe
    Está linda, linda linda!
    Adoro. Parabéns ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrgada minha querida, esta semana segue algo aí para Alguidares :) beijinhos

      Eliminar
  2. Isto foi só um aperitivo para nos aguçar a curiosidade! espero ansiosa a manta terminada. De casal?? muita coragem, não sei se alguma vez me aventuro.
    Vou pensar sobre aquilo que disseste a propósito da toalha de mesa. A toalha só vai ter frente e verso, nada de enchimento, e os retalhos serão grandes, quadrados de 20x20. Bjs, não leves muito tempo a postar a conclusão!!! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val, coloco ainda esta semana!! Sim foi uma manta de casal com sensivelmente 2,40 por 2,20m. Sim foi uma desafio e a minha máquina de costura revelou as suas fragilidades todas (tenhonuma silvercrest do lidl). O braço é pequeno para tanto tecido, mesmo com calcador a linha repuxou na mesma e foi muito dificil de controlar a manta quando acolchoei :). Mas terminei e aprendi tantas coisas para fazer melhor :)...e fiquei a sonhar com uma máquina nova. Já agora recomendas alguma? Que máquina utilizas? Beijinhos

      Eliminar
  3. Bem, que prendada e que trabalho magnífico em todas as áreas!!
    Beijinhos e parabéns pois está linda a tua manta!
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. O que usaste como enchimento? Eu costumo usar uma flanela grossa, muito mais barata que aqueles battings especiais, mas já se sabe que a consistência não é a mesma.
    Fico à espera do resultado final :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, é uma excelente pergunta. Utilizo dracalon em peças pequenas, tipo individuais de cozinha. Depois comecei a fazer mantas, a primeira foi para o meu bebé e para o berço e experimentei o batting de algodão e adorei! Apesar do preço não ser o mais convidativo como penso nas mantas como peças para durarem muito tempo opto por escolher este enchimento. Acho mesmo o melhor, é um investimento mas vale muito a pena. A ideia da flanela também é interessante mas acho que a grossura/peso pode não ser suficiente para dar "corpo" principalmente em mantas maiores. Coloco ainda esta semana as fotos da manta pronta. Obrigada pela tua visita!

      Eliminar
  5. Oh Rita! Que espectáculo! Não sabia destes talentos escondidos!
    Eu gosto muito de patchwork e ainda estou a fazer um intervalo depois da última manta que fiz para a cama da Mariana. Dão uma trabalheira enorme e fiquei com dores no braço de estar sempre a segurar na manta enrolada enquanto cosia. Mas dá-me um prazer enorme olhar para ela. E é como dizes proporciona-se à meditação :)
    Espero ansiosamente pela parte 2. Bjs :)

    ResponderEliminar

AddThis