Bolo de laranja mecanizado ::: Robot orange cake

25.2.14
Um bolo de laranja clássico, um dos meus preferidos! Que saiba bastante a laranja e com glacé por cima. Ao pequeno-almoço, ao lanche, à sobremesa....mas o momento que mais gosto de comer um bom bolo caseiro é numa pausa a meio de uma tarde de tarefas domésticas ou enquanto estou na minha querida máquina de costura :). E sempre com chá! Esta receita foi feita num robot de cozinha (daí o nome mecanizado), resultou bem mas neste caso prefiro uma outra receita que faço na batedeira e que depois irei colocar aqui no blog pois faço com alguma frequência.

Bolo de laranjaM4
Ter um robot de cozinha é maravilhoso no que podes poupar de tempo e de adiantar uma refeição enquanto fazes outras coisas. Mas tenho constatado que os bolos que faço no robot perdem um pouco na textura da massa relativamente aos bolos que batemos à mão ou na batedeira. Ficam mais densos, menos fofos. A rapidez aqui perde na qualidade da massa. Utilizando a batedeira tradicional batermos durante mais tempo e com varetas mais largas que misturam mais lentamente e deixam passar o ar e formar as tão desejadas bolhinhas na massa :).
Qual a vossa opinião?

Bolo de laranjaM1 Bolo de laranjaM2 Bolo de laranjaM3

Ingredientes
1 laranja inteira
sumo de 3 laranjas
250 g  açúcar
100 g  de óleo
4 ovos
300 g de farinha
2 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de açúcar em pó

Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar uma forma com manteiga e farinha. Colocar no robot de cozinha a laranja inteira e sumo de uma laranja e triturar durante 15 segundos. Juntar o açúcar, óleo, ovos e escolher temperatura 60ºC durante 2 minutos. Adicionar a farinha e fermento e misturar em velocidade baixa (1) durante 20 segundos. Levar ao forno durante 30 minutos. Retirar do forno, deixar arrefecer e picar o topo com um palito. entretanto num tacho pequeno misturar sumo de 2 laranjas com açúcar em pó a gosto (eu coloquei 2 colheres de sopa). Quando dissolvido o açúcar no sumo regar o bolo...hmmm.

:::
A classic orange cake, one of my favourites. One that really tastes like orange and with glace on top. At breakfast, lunch, dessert.....one of my favourite moments to enjoy a homemade cake is on a middle afternoon break from home duties or when I'm at my sewing machine (with tea)!
Having a kitchen robot helps you a lot in your daily life and you can cook quickly and with no worries. But the cakes I think loose some of their fluffy texture when comparing with the cakes I do in the regular mixer. In the robot the dough is more dense and I guess it is because of the short mixing time and the blade mixes too much too quickly. In the mixer you mix more evenly, take more time and the dough has air going trough it making it more fluffy and having those air bubbles that are so important to make a fluffy cake.

What do you think?

Ingredients
1 orange
zest of 3 oranges
250 g sugar
100 g oil
4 eggs
300 g plain flour
2 tsp baking powder
2 tbsp icing sugar

Preheat the oven at 180ºC and prepare a tin with butter and flour. On the kitchen robot put an entire orange and the zest of one and mince for 15 seconds. Then add the sugar, oil and eggs. Choose minimum temperature (60ºC) for 2 minutes. Then add the flour and baking powder and mix gently in mininum speed for 20 seconds. In the oven it goes for 30 minutes. Glace: in a pan mix the zest of 2 oranges with icing sugar as you prefer (I used 2 tbsp) and heat until is well dissolved. Take the cake from the pan, let it cool down and with a tooth pick make some holes on top and pour the glace.


Coisas bonitas ::: Beautiful things

19.2.14
Hoje deixo-vos um filme que descobri e fiquei assim estarrecida pela beleza da peça e pela conjugação de criatividade de duas áreas diferentes: a animação e a cerâmica. São duas áreas que gosto muito e que aos poucos aprendo mais sobre as técnicas e descubro tantos bons artistas por esse mundo fora. Vejam até ao fim!


Experimental animation meets pottery from Crafts Council on Vimeo.

:::
Today I bring you a video that I found and let me overhelmed with the criativity. The combination of 2 areas that I really love: animation and pottery. Enjoy!

Mundo encantado ::: Wonderland

17.2.14
Imagino bem que num mundo encantado as flores são assim...Boa semana!

Mundo encantado ::: 
I imagine that in wonderland the flowers are like this...have a great week!

Biscoitos de Milho ::: Corn Cookies

15.2.14
Biscoitos, adoro fazer e comer. Com muitas mãos para ajudar a moldar e fazer formas diferentes. Tinha sêmola de milho em casa e assim teria de ser o ingrediente principal para estes biscoitos. Ficam muito crocantes, amarelinhos e a saber muito a milho. Mergulhados em café ficam divinais!

Biscoitosmilho4

Ingredientes
500 g sêmola de milho
220 g açúcar amarelo
2 dl de azeite (a receita original referia 2,5 mas resolvi reduzir um pouco)
150 g farinha maizena
3 ovos
2 colheres chá de canela

Aquecer o azeite e em fio juntar com a sêmola de milho numa taça. Misturar bem com as mãos e adicionar os restantes ingredientes. Fica com uma massa tipo areia mas moldável. Formar bolachinhas e vai a forno 180ºC até ficarem bem tostadinhos. Deixe arrefecer bem e só depois comer. São ainda melhores nos dias seguintes pois ficam mais durinhos e molhar em café ficam divinais.


Biscoitosmilho1 Biscoitosmilho3 Biscoitomilho2
:::

Hamburguer abre o frigorífico e o que tens lá? ::: Burger open the fridge and see what's left

12.2.14
Para hoje não trago uma receita mas sim uma ideia para aproveitamento de refeições. Faço bastante vezes peixe cozido que todos adoram lá em casa e aproveito cozo bastantes legumes incluindo os que eles não gostam pois bem misturados nem se notam...os brócolos por exemplo.
A famosa batata e legumes cozidos por vezes sobram e normalmente são utilizados para uma fazer uma tortilha. Desta vez experimentei fazer hamburgueres adicionando atum para ficarem mais completos. Simples e saborosos.

HambDomingo1

Com um garfo ou um utensílio próprio para fazer puré, esmagar bem a batata e os legumes, misturar bem com o atum. Formar os hamburgueres, pincelar com ovo e passar em pão ralado. Numa frigideira com um fio de azeite até ficarem quentinhos e tostados.

HambDomingo2
HambDomingo4 :::
Today I'll bring not a recipe but an idea to do something with leftovers. I often do simple boiled fish and vegetables that everyone loves and specially I use some unwanted veggies that all mixed up disguise the flavours...for example brocolli.
Well many times I finish with some veggies and this time instead of making tortilha I made some burgers. I added tuna and it was perfect. Simple and tasty.

Mash with the tuna all the veggies, form a burger shape, with a kitchen brush put some egg and sprinkle with breadcrumbs.

Felicidade é só questão de ser ::: Happinness is just a question of being

10.2.14
E assim nesta internet fora tropeçamos em coisas tão bonitas como esta letra e canção. E realmente a Felicidade é só questão de ser! Para começar bem a semana!




Haverá um dia em que você não haverá de ser feliz
Sentirá o ar sem se mexer 
Sem desejar como antes sempre quis 

Você vai rir, sem perceber 
Felicidade é só questão de ser 
Quando chover, deixar molhar 
Pra receber o sol quando voltar 

 Lembrará os dias que você deixou passar sem ver a luz 
Se chorar, chorar é vão porque os dias vão pra nunca mais 

Melhor viver, meu bem 
Pois há um lugar em que o sol brilha pra você 
Chorar, sorrir também e depois dançar 
Na chuva quando a chuva vem 

Melhor viver, meu bem 
Pois há um lugar em que o sol brilha pra você 
Chorar, sorrir também e dançar 
Dançar na chuva quando a chuva vem 

Tem vez que as coisas pesam mais 
Do que a gente acha que pode aguentar 
Nessa hora fique firme 
Pois tudo isso logo vai passar 

Você vai rir, sem perceber 
Felicidade é só questão de ser 
Quando chover, deixar molhar 
Pra receber o sol quando voltar 

 Melhor viver, meu bem 
Pois há um lugar em que o sol brilha pra você 
Chorar, sorrir também e depois dançar 
Na chuva quando a chuva vem

Melhor viver, meu bem 
Pois há um lugar em que o sol brilha pra você 
Chorar, sorrir também e dançar 
Dançar na chuva quando a chuva vem 

Dançar na chuva quando a chuva vem 
Dançar na chuva quando a chuva 
Dançar na chuva quando a chuva vem

Empada de galinha ::: Chicken pie

6.2.14
Adoro ver o Masterchef Australia e esta semana numa masterclass fizeram empadas de carne. A massa tinha um aspecto delicioso e na lista gigante de coisas que quero cozinhar empada era uma delas. E logo no dia seguinte com o que tinha em casa fiz empada para o jantar. A receita da massa é maravilhosa e retirei do livro de receitas da Cookii, um robot de cozinha que nos ofereceram este Natal e que tem sido uma ajuda excepcional. Recomendo! As massas saem sempre muito, muito bem. O recheio inventei e fiz com peito de frango e cebola caramelizada e....é melhor passar à receita :).

chicken pie1 chicken pie2
chicken pie3 Ingredientes
Massa
450 g de farinha
100 g de margarina ou 50 g de banha
50 ml de água
50 ml de vinho branco
50 g de azeite
1 ovo
5 g de fermento de padeiro seco
1 gema de ovo para pincelar
1 colher de chá de sal

Recheio
4/5 peitos de frango
1 cenoura
2 cebolas grandes
1 pacote de natas (200 ml)
100 ml de vinho branco
2 colheres de chá de colorau
2 colheres de chá de alho em pó
sal
pimenta

Para a massa: se tiver um robot de cozinha coloque primeiro a água, azeite, vinho, margarina e sal e programar na temperatura 60ºC, 2 minutos. Adicionar os restantes ingredientes e programar velocidade 1 durante 1,30 minutos.
Utilizando uma batedeira juntar na mesma ordem mas a margarina terá de ser derretida. Misturar bem com a batedeira (utilizar as varetas para massa) ou com as mãos.
Esticar a massa numa superfície com farinha. A massa é muito fácil de trabalhar e depois de esticar colocar numa forma de tarte ou uma forma de bolo com fundo amovível ou, se preferir, em forminhas mais pequenas. A(s) forma (s) deverá estar untada com um pouco de margarina. Reservar a massa restante para o topo da empada.

Para o recheio: num tacho colocar azeite e as cebolas cortadas às tiras fininhas e caramelizar. Em outro tacho com azeite selar o peito de frango (cortados aos cubinhos). Temperar com sal, pimenta e alho em pó. Quando os cubinhos do frango estiverem a ficar ligeiramente tostados por fora adicionar cenoura ralada e o vinho branco. Ferver bem para evaporar o álcool e depois baixar o lume, colocar o frango no tacho onde tem as cebolas já caramelizadas e colocar natas e colorau. Deixar assim em lume brando até a carne ficar bem cozida no interior. Retirar do lume e passar grosseiramente com uma varinha para esfiar a mistura. Deixar arrefecer e colocar na forma/forminhas onde já tem a massa. Tapar com a massa restante e furar o centro da massa (para sair o vapor enquanto estiver no forno). Decorar com folhas ou outras formas com o restinho da massa. Pincelar com a gema de ovo.

Vai ao forno a 180ºC cerca de 25 a 30 minutos.
:::
I love to watch kitchen tv shows and the other day I was wathcing Masterchef Australia and they made a beef pie in a masterclass. The dough was amazing and from the to do's list I have make pie is one of them. So without further ado I made a chicken pie. The dough recipe I used is wonderfull, the texture came out excelent to roll out and very tasty. I took it from the Cookii recipe book which is my recent Christmas present, my first kitchen robot and it is a great help for our large family. The filling I made it up along the way with what I had at my pantry using chicken breast, caramelized onions...but let's go to the ingredients list.

Ingredients
Dough
450 g flour
100 g butter ou 50 g lard
50 ml water
50 ml white wine
50 g olive oil
1 egg
5 g dried yeast
1 egg yolk
1 tbs salt

Filling
4/5 chicken breast
1 carrot
2 large onions
200 ml cream
100 ml white wine
2 tbs paprika
2 tbs garlic powder
salt
pepper

For the dough: if you have a kitchen robot mix first the water, olive oil, wine, butter and salt in the 60ºC program during 2 minutes. Then add the rest of the ingredients and mix in speed 1 for 1,30 minutes. 
You can also use your normal mixer and add in the same sequence but the butter should be melted or at least at room temperature.
Strecht the dough in a flour surface and put it on a tin /tins previously with butter. Rest aside and keep the rest of the dough to cover the pie later.

For the filling: in a pan with olive oil add the onions, choped in thin stripes, and caramelize. In another pan with olive oil seal the chicken (chopped in cubes). Season with salt, pepper and garlic powder. When the cubes are slightly toasted add the carrot (chopped or in small slices) and white wine. Boil until the alcohol is evaporated. Then pour the chicken cubes in the pan with the already caramelized onions and add cream and paprika. In medium heat until the meat is well cooked. Turn the heat off and with a food processor mince the misture (not to much, be careful to not make the misture too muchy). Let it cool down and pour in the tin/tins. Cover the pie with the rest of the dough and enjoy decorating has you like. Don't forget make a cut on the center of the pie for the steam to be released when it's in the oven. Use the egg yolk to brush on top of the pie.
In the oven it goes for 25  to 30 minutes (180ºC).
Enjoy!

Começar com cor ::: Start with colour

3.2.14
Diz-se começar como uma página em branco...mas eu não sinto assim! Sinto-me mais como uma página numa explosão de cor...mas o que colocar por cima, isso sim, ainda nem sei onde começar!
Romã :::
People say to start new like a blank paper sheet...but I cannot feel like that! I feel more like an explosion of colour on a white paper shhet...but what to put on top of it, that really, I don't know were to start!

AddThis