7 Conselhos para fazer mantas de casal

14.11.14
A experiência de costura não é muita mas depois de me ter aventurado a fazer uma manta de casal com o topo em patchwork a minha alma de costureira mudou. Fiquei mais destemida e pronta a embarcar em novos projectos. Na altura escrevi numa folha de papel conselhos para não esquecer de  aplicar na próxima manta e decidi partilhar aqui. 

Atelier1

1) Tenham tempo para as fazer. Se for para oferecer numa data específica trabalhem com antecedência;
2) Escolham padrões geométricos, principalmente se tiverem pouca experiência e tempo (como eu);
3) Tenham muito atenção ao padrão e ao corte dos tecidos, sempre o mesmo sistema de corte e com a maior exactidão possível. Aconselho utilizar um molde de preferência com papel de cartolina para ser mais fácil;
4) A margem de costura sempre a mesma, marquem com caneta na máquina de costura pois acreditem depois de algumas horas e dias podem esquecer se estão a utilizar meio centímetro ou um?;
5) Na sandwich (juntar topo+enchimento+parte inferior) utilizar alfinetes grandes e se possível os curvados próprios para juntar as 3 peças com a manta no chão. Preparem-se para dores de costas :).
6) Antes de colocar a fita de viés passar a ferro para esticar as costuras que possam ter ficado um pouco franzidas;
7) Comprei fita de viés já pronta. Poupa tempo, trabalho e para uma manta grande no final o cansaço é grande para estar a fazer  fita de viés;


Atelier3

4 comentários:

  1. Olá Rita, apesar de eu também não ser uma costureira experimentada, acrescentaria um item 8) que seria: escolham padrões que "caibam " dentro dos quadrados que vão formar a peça. Tenho visto bastante gente a não pensar nisso quando escolhe os tecidos, e acaba que o desenho ou padrão do tecido, muitas vezes é muito grande, desaparece dos elementos que formam a manta e perde muito a graça!
    Quanto ao teu comentário no blog: siiiim, compro tecidos sem precisar deles,só porque são bonitos, tenho que me controlar imensas vezes para não o fazer, porque o espaço para os guardar é curto!
    O que vês nom óvel da sala não são os meus tecidos e sim as toalhas, chemins, individuais, guardanapos e demais roupa de mesa que tenho! está bastante cheio e de vez em quando tenho que reorganizar tudo para sobrar mais um cantinho! Beijinhos Rita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Sim Val dica preciosa. Eu desde sempre que me lembro de pensar no tamanho, pois uma vez comprei na net um tecido com umas carrinhas e quando recebi as carrinhas eram enormes e o tecido ficou encostado para fazer uma bolsa e nunca para patchwork. O meu sonho era nas viagens que fizer tentar sempre ir a uma loja para trazer nem que seja um tecido e assim ter alguns que me lembrei das viagens. Já pensei pedir a amigos que fazem mais férias fora de me trazer 1 tecido mas acabo por não pedir pois são lojas muito específicas, só mesmo se encontrassem por acaso. Beijinhos e boa semana!!

      Eliminar

AddThis